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03
Out

8 Passos para um estilo de vida mais saudável

Hoje vamos mostrar-te 8 simples passos para chegar ao natal mais saudável  e em melhor forma física!  

PARA QUEM SE RECOMENDA A MUDANÇA DE ESTILO DE VIDA?

Quem quer mudar o estilo de vida normalmente está insatisfeito com algo na sua vida actual e pretende mudar esse ou vários aspectos na sua existência.

Por norma os 4 pontos a nível de desporto e saúde que mais abordados são para mudança na viragem do ano são:

  1. Perca de peso, grande parte da população hoje em dia sofre de excesso de peso e gordura, logo o mudar de estilo de vida face à diminuição do peso terá de ser obrigatório para atingir o propósito, mudanças na alimentação e na actividade física são praticamente obrigatórias para conseguir perder o peso desejado;
  2. Ganho de massa muscular, o ganho de músculo, considerando que o sujeito não praticava musculação anteriormente, requer diversas alterações no quotidiano no que diz respeito a hábitos alimentares e rotinas de treino, dado que necessita começar uma dieta adequada ao ganho de massa muscular, bem como a adopção de uma rotina de exercício destinada ao efeito desejado;
  3. Melhorar a performance, para quem já treina, se alimenta bem e segue um plano de treino estruturado, o aumento da performance no treino pode ser obtida através de pequenas alterações no estilo de vida tais como aumento estratégico de hidratos de carbono, início da toma de creatina e melhoramento do descanso;
  4. Melhorar a saúde, a mudança de estilo de vida visando o melhoramento da saúde é dos pontos abordados o mais abrangente, já que acaba por ser um reflexo da adopção de todos os outros pontos. Quer a perca de peso, o ganho da massa muscular e as estratégias utilizadas para melhoramento da performance irão ter sempre um impacto positivo na melhora da saúde.

MUDAR PARA UM ESTILO DE VIDA MAIS SAUDÁVEL EM 8 PASSOS

  1. ESTABELECER UM OBJECTIVO:

O estabelecimento de um objectivo concreto, especialmente reforçado se o escrevermos, é uma forma de manter o caminho face ao mesmo sem desvios. Devemos ter sempre em consideração estabelecer um objectivo atingível e o tempo suficiente para o atingir, seguindo sempre um plano estruturado para o mesmo. Outro ponto a ter em consideração é o controlo da evolução. Devemos encontrar uma forma de monitorizar a progressão que seja possível de realizar ao longo do tempo que dure o plano (por exemplo uma balança para nos pesarmos no caso de um plano de redução de gordura);

 

  1. IDENTIFICAR HÁBITOS PREJUDICIAIS E ELIMINÁ-LOS:

Um dos maiores problemas que enfrentamos no nosso dia-a-dia e que nos impedem de progredir ou melhorar a nível de desporto ou saúde são pequenos hábitos prejudiciais que incluímos na nossa rotina diária. Hábitos como beber bebidas açucaradas à refeição ou lanchar por exemplo uma tosta mista com um galão podem prejudicar-nos imenso. Basta trocar a bebida açucarada por uma versão light da mesma e trocar a tosta mista e galão por um batido de proteína e uma peça de fruta e estamos no caminho certo;

  1. PREPARAR-SE MENTALMENTE:

A mente comanda o corpo! Antes de optarmos por mudar o estilo de vida em si devemos mentalizar-nos e preparar-nos mentalmente para o desafio que nos espera, para quando as dificuldades surgirem estarmos fortes psicologicamente para as aguentar. Estratégias como meditação, yoga, mnemónicas e outras podem ser aliados poderosos na preparação mental para o desafio da mudança de estilo de vida;

  1. COMER SAUDÁVEL TODOS OS DIAS:

Uma mudança para um estilo de vida mais saudável implica incondicionalmente o adoptar de uma alimentação mais saudável também. A inclusão de mais frutas e legumes na dieta bem como o eliminar de doces e fritos será um passo fundamental para este novo modo de vida. Trocar os aperitivos normais por versões mais light e as bebidas açucaradas por batidos de frutas pode fazer maravilhas pelo nosso físico e saúde;

  1. PLANEAR A DIETA PARA O OBJECTIVO EM VISTA:

Como já referimos anteriormente, a dieta é parte fundamental no plano de mudança de estilo de vida. Mas não é qualquer dieta, tem de ser uma dieta específica para o individuo e especifica para o que o mesmo ambiciona obter a nível físico, de saúde ou de performance. Como tal não basta copiar a dieta de um amigo ou alguma dieta que vimos online. Para planeares a tua dieta tu mesmo, dirigida ao teu objectivo aconselhamos-te a consultar o nosso artigo de como criares o teu plano alimentar;

  1. COMEÇA A TREINAR OU MELHORA A TUA ROTINA ACTUAL:

Se formos um iniciante a começar uma rotina de treino, o melhor conselho que se pode dar é procurar um personal trainer para que ele desenhe uma rotina de treino adequada ao físico actual e à estrutura do individuo, maioritariamente composta dos exercícios que denominamos de básicos, ou seja multiarticulares. Recomendamos treinar um mínimo de 3 vezes por semana e um máximo de seis para garantir os melhores resultados e recuperação. Se já treinamos e queremos melhorar a nossa rotina podemos aumentar ou a intensidade do treino, ou o volume do treino, ou ainda a frequência de treino, pois qualquer uma destas estratégias permite-nos dar um passo em frente no nosso desenvolvimento

  1. SUPLEMENTA-TE:

Os suplementos nutricionais podem ser um excelente aliado para atingirmos o nosso objectivo. Consoante o objectivo será o tipo de suplementos que deveremos tomar, sempre recordando que um suplemento á algo que tomamos para complementar a dieta e não substitui a dieta em si.

Portanto para perca de peso recomendamos Iso Whey Zero ou Ultra Loss (para substituir refeições se necessário), Super Fat Burner ou Fat-X, L-Carnitine 3000, Barras vs Snacks e One-a-day.

Para ganho de massa muscular sugerimos Hyper MassMultivitamin for Men/ Women, Bcaa+Glutamine Zero100% Creatine Monohydrate, e Hmb.

Para manutenção da saúde os suplementos indicados seriam One-a-day, Iso Whey Zero ClearProtein CreamVitamin C BioflavonoidesVitamin D3Collagen e Peanutt Butter.

Por fim se o principal objectivo for aumentar a performance no treino recomendamos a toma de Iso Whey Zero,   Arthro GuardIsotonic, Vitamin C Bioflavonoides, Glutamine Zero e Hmb

  1. ENVOLVE NO PROCESSO UM AMIGO, CONJUGUE OU FAMILIAR:

A união faz a força não é? Um processo complicado de mudança de estilo de vida pode ser bastante facilitado se for iniciado em conjunto, pois poderemos sempre contar com o apoio do outro para não nos desviarmos do caminho, e mesmo o facto de o estarmos a fazer em conjunto com outra pessoa dá-nos maior motivação intrínseca, nem que seja pelo facto de não falhar à outra pessoa.

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