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11
Dez

Como manter o peso e a forma nas épocas festivas?

O que devo fazer para manter o peso e a forma durante esta época festiva que se avizinha?  Como não estragar em 15 dias o trabalho árduo de meses?

Eis a questão com que muitos de nós nos confrontamos e… simplesmente deixar de comer não parece ser a solução mais agradável, pois nesta época geralmente estamos em família e possivelmente estará na mesa aquele cozinhado da avó, o bolo da tia, aquele novo doce que a prima todos os anos inventa e fica sempre de chorar por mais, como poderemos por mais determinados que sejamos recusar tais iguarias a que só temos acesso uma vez ao ano durante umas poucas horas?!

Então, aqui ficam algumas dicas do que poderá fazer para desfrutar desta época festiva sem desperdiçar todo o esforço feito este ano em adquirir e manter hábitos saudáveis e manter o peso.

Dica numero 1: Encha o prato de vegetais!

Os cuidados a ter com a quantidade e qualidade de alimentos que colocamos no prato continuam a ser muito importantes nesta época como o são no resto do ano! Assim sendo, encha o prato! Mas atenção: encha o prato com vegetais!

Os vegetais devem aparecer em bastante quantidade e serem comidos em primeiro lugar. Desta forma, estaremos “preenchendo” o nosso organismo com alimentos nutritivos e saudáveis e deixando pouco espaço para “porcarias”.

Depois de uma refeição nutritiva podemos então dar lugar ao prazer dos docinhos, sem abusar, para evitar posteriores sentimentos de culpa. De qualquer forma com o estomago cheio de vegetais e com certeza alguma fonte de proteína, teremos muito pouco apetite para sobremesas.

Dica numero 2: Não se esqueça do relógio!

O que queremos dizer com esta dica? Comer de 3 em 3 horas é um hábito a não perder nesta quadra festiva.

Como bem sabemos, ficarmos muitas horas sem comer deixa-nos propensos a ingerir mais calorias na refeição seguinte ou a petiscar guloseimas e iguarias sempre presentes nas mesas nesta época.

Essa vontade passa em grande parte se continuarmos a consumir as nossas refeições a tempo e horas como num dia normal, tendo o estômago satisfeito com comida, desta forma a vontade de “pecar” não será tão forte. Também deveremos, já que algum excesso calórico será consumido, reduzir os hidratos de carbono ingeridos nas refeições ditas normais e reduzir um pouco o teor gorduroso das mesmas.

Além disso, os jantares festivos por serem mais calóricos devem ser servidos mais cedo, permitindo uma melhor digestão e se for possível uma caminhada ligeira, evitando assim o maior acumulo de calorias.

Dica numero 3: Cuidado com as bebidas alcoólicas!

A realidade é que esta época festiva oferece um leque diferenciado de opções no que toca às bebidas alcoólicas do mais variado tipo: bons vinhos, aperitivos frescos, digestivos que aquecem a alma, entre outros. No entanto, não se esqueça de que estas não fornecem quaisquer nutrientes ao organismo, apenas calorias, e muitas. Assim, o seu consumo deve ser restringido ao máximo (em média uma grama de álcool corresponde a sete calorias, ao passo que uma grama de proteínas corresponde a quatro calorias), e também ter em conta que as bebidas alcoólicas parece que dão fome e aumentam o apetite por doces e comidas gordurosas.

Dica número 4: E que tal uma caminhada?

Sabemos que esta época oferece a oportunidade de maior tempo livre, para aproveitar em família e com os amigos numa altura em que os laços ficam mais fortes.

Que tal unir o útil ao agradável e aproveitar os dias livres e com bom tempo para uma caminhada em grupo. Um passeio na natureza e em família é uma opção relaxante e saudável nesta quadra que se aproxima, e ajuda a fazer a digestão dos alimentos consumidos, ao mesmo tempo que minimiza os danos na dieta ao reduzir o excesso calórico.

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