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20
Set

Factos e mitos sobre queimar gorduras

Para seguir um estilo de vida mais indicado, há algumas perguntas e mitos que circulam que devem ser explicados.

A primavera chegou e, tal como acontece nos outros anos, esperamos que o tempo vá aquecer muito rapidamente. De um dia para o outro já não precisamos de usar os casacos de inverno e as camisolas de manga comprida, e começamos a usar roupas mais leves, que cobrem menos do nosso corpo. Com as mudanças das estações, queremos também renovar-nos um pouco e livrar-nos das reservas de gordura acumuladas. Para seguir um estilo de vida mais indicado, há algumas perguntas e mitos que circulam que devem ser explicados

Antes de passarmos às perguntas propriamente ditas, vamos analisar o que significa queimar gorduras.

ALGUMAS IDEIAS QUE SÃO IMENSAMENTE REPETIDAS…
Já se ouviu muito falar sobre isto: para se ter sucesso ao perder peso, requer 70% de dieta e “apenas” 30% de exercício. (Há quem pense na coisa ainda mais radicalmente, com 80% da nutrição e outros acreditam num rácio de 70%-20%-10%, onde os 10% equivalem ao descanso e recuperação.)

Para perder mais gordura, o corpo necessita de passar por um défice calórico: precisa de queimar mais gordura do que ingere cada dia!

O teor calórico também é importante (é calculado especificamente para cada pessoa), ao nível do seu tipo e do que é ingerido. É preferido consumir hidratos de carbono de libertação de energia lenta, uma vez que isso não irá aumentar os níveis de glicemia no sangue muito rapidamente.

Deve tomar a quantidade certa de proteína e hidratos de carbono, comer 5-6 refeições por dia, beber 3-4 litros de água por dia ou chá simples.

SERÁ QUE O CORPO QUEIMA GORDURAS NUMA PARTE ESPECÍFICA?
Bem…ainda esta manhã ouvi um anúncio publicitário na rádio sobre uma ferramenta que pode ajudar a queimar a gordura local (que obviamente custa centenas de Euros). Parece que toda a gente quer livrar-se de um dia para o outro, das calorias a mais que acumulou ao longo dos anos.

Sabemos que existe um tipo de mercado que oferece esse tipo de coisas, e até os próprios meios de comunicação tentam influenciar as pessoas. Por vezes, já tenho pensado até em comprar um ou dois destes produtos que prometem milagres. Mas para ser honesta, tenho que a desapontar: NÃO É POSSÍVEL QUEIMAR GORDURAS NUMA PARTE ESPECÍFICA DO CORPO!

O facto é que a gordura é composta por células adiposas que não servem para fornecer energia ao corpo (também não estão interligadas aos músculos), por isso pode tentar trabalhar os músculos abdominais durante horas para ficarem definidos, mas estes irão sempre ter uma camada de gordura por cima. Isto só acontece se as células forem decompostas em glicerol e ácidos gordos livres, o que acontece no metabolismo quando se pratica a dieta e exercício certos. Assim estes entram na circulação sanguínea e o processo de queima de gordura acontece! No entanto, isto acontece por todo o corpo e não numa só parte. Por isso, quando se consegue perder peso, perde-se por todo o corpo.

 

 ENTÃO E O QUE ACONTECE COM AS REFEIÇÕES E BEBIDAS QUE DIZEM “QUEIMAR GORDURAS”?
De certeza que já viu isto antes. Pessoalmente não gosto, porque isto sugere que ao consumirmos este tipo de produtos, vamos perder peso e gordura e, obviamente isto não acontece. Quando procura empresas que fazem entrega de alimentos na internet, vai encontrar muitos produtos falsos tipo batido de chocolate que queima gorduras ou semelhantes.

É verdade que alguns alimentos contêm poucas calorias, e são ricos em fibras, o que ajuda a sentir-se mais cheio e ajudar na digestão. Outros frutos e legumes contêm ingredientes que aumentam o metabolismo:

O chá verde e café verde contêm cafeína, o que ajuda a oxigenar o metabolismo, reforça a força e resistência, aumenta o processo de recuperação e tem um efeito termogénico no corpo.

Tomate: ajuda a digestão graças ao seu teor de ácido oxálico, e indiretamente também para perder peso, uma vez que reforça o corpo para produzir L-carnitina. Um tomate com 100 gramas contém apenas 17 calorias.

Pimenta picante: o seu ingrediente ativo tem um composto orgânico, a capsaicina, que aumenta o metabolismo e tem também um efeito termogénico e analgésico.

Framboesa: as cetonas presentes nas framboesas reduzem o risco de o corpo armazenar gordura, ajuda a controlar os desejos de hidratos de carbono e ajudam a controlar a gordura no sangue.

Ananás: este provavelmente é o alimento mais conhecido para queimar gordura, uma vez que é muito utilizado por causa da bromelaína, que tem um efeito na digestão de proteínas. Este tem também um efeito positivo no equilíbrio ácido-alcalino do corpo, e 100 gramas tem apenas 57 calorias. Ainda assim, não nos devemos esquecer que o ananás em lata tem muito açúcar!

NÃO EXISTEM ELIXIRES OU PRODUTOS MILAGROSOS!
Durante a longa história de milhares de anos, o nosso corpo não mudou assim tanto para abusarmos das velhas regras, pelo menos sem sofrermos as consequências. Há que ter muita atenção para queimar gordura e perder peso, e há algumas regras-chave que temos que seguir. Felizmente, há algumas coisas que podem ajudar no processo.

Há imensas opiniões hoje em dia, e é particularmente difícil encontrar a melhor maneira, no meio de tanta informação que circula pela internet! Por vezes até os especialistas mais experientes e credíveis têm opiniões diferentes sobre o que é bom ou não, no que diz respeito a queimar gorduras. Uma das razões é que todos nós somos diferentes e como tal, há métodos diferentes para cada pessoa. No entanto, podemos concordar com certas questões, na minha opinião.

A maior parte das dietas milagrosas são feitas sob a campanha de um produto. “Tome isto, use este creme ou produto para queimar a gordura local”. Conseguimos ver então que tal coisa não existe. E depois dizem que não é preciso mudar a dieta ou fazer exercício… ou talvez digam que basta fazer exercício durante 5 minutos por dia. E quando recomendam fazer certas mudanças, não ligam ao estilo de vida da pessoa e aconselham coisas do estilo, “não coma a partir das 6 da tarde”.

 

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