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09
Ago

Motivação para o cardio em jejum

Já reparam que quando fazemos exercícios em jejum logo ao acordar sentimo-nos mais alerta e produtivos durante todo o dia?  Não é mera coincidência-um treino cardiovascular ao acordar traz várias vantagens para o seu corpo e mente.

Em primeiro lugar, o exercício dispara o metabolismo, e mantem-no a queimar calorias numa uma taxa mais elevada o dia inteiro. Além disso, ao fazer o cardio logo ao acordar não precisamos de nos preocupar se teremos tempo mais ao final do dia para o fazer pois esse já está ”pago”, não vá acontecer algum imprevisto durante o dia como é comum acontecer.

Um estudo recente concluiu que o exercício antes do pequeno-almoço pode contrariar os efeitos nocivos do excesso de comida. Os pesquisadores compararam 2 grupos de jovens activos que faziam cardio em jejum e outros que o faziam depois de comer, e somente o primeiro grupo não engordou ou engordou pouco e não mostrou sinais de resistência a insulina, enquanto o outro continuou a ganhar gordura e a ficar cada vez mais resistente à insulina.

Sabendo isto coloca-se o problema motivacional… Conseguir ter vontade para acordar cedo e fazer cardio, mesmo naqueles dias que não apetece nada ou a cama está confortável demais para querer sair dela, é realmente mais difícil que a realização do cardio em si.

A motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objectivos, envolvendo fenómenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direccionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objectivos. A motivação é o que faz com que os indivíduos dêem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam, e muitas vezes, alguns acabam até mesmo “passando por cima” de outras pessoas.

A motivação é um tópico muito estudado pela psicologia, para saber o que faz com que as pessoas se comportem da maneira que fazem, de onde sai a motivação, e o que ocorre quando as pessoas não estão motivadas. A motivação é avaliada em certos tratamentos psicológicos em que é imprescindível medir a disposição real que um indivíduo tem para iniciar um tratamento.

A motivação é um elemento essencial para o desenvolvimento do ser humano. Sem motivação é muito mais difícil cumprir algumas tarefas. É muito importante ter motivação para estudar, para fazer exercício físico, para trabalhar, etc.

A motivação pode acontecer através de uma força interior, ou seja, cada pessoa tem a capacidade de se motivar ou desmotivar, também chamada de auto-motivação, ou motivação intrínseca. Há também a motivação extrínseca, que é aquela gerada pelo ambiente que a pessoa vive, o que ocorre na vida dela influencia em sua motivação.

Vamos esquecer a ciência e os conceitos científicos por um minuto e apresentar alguns truques adquiridos por experiência que tornam mais fácil realizar o cardio em jejum.

Afastar o despertador

Em vez de dormir com o alarme ao lado da cama, vamos experimentar afastá-lo para a outra ponta do quarto, o facto de termos de nos levantar para o desligar torna muito mais fácil todo o processo de iniciar o ritual para o cardio, alongar, vestir, lavar a cara e abalar. Se o despertador for com música, e que tal escolher uma daquelas músicas que nos motivam para treinar? Com certeza acordamos com mais vontade e dispostos a ir suar um pouco.

Combinar com um amigo

Ajuda imenso ter uma companhia para fazer desporto, um amigo colega de treino pode ser um excelente motivador, pois se tivermos alguém à espera para treinar, muito mais dificilmente iremos falhar o combinado e ficar a dormir, o que faríamos provavelmente muitas vezes se fossemos treinar sozinhos. Ninguém quer ser o preguiçoso da dupla.

Seguimos o pensamentos anteriores e enumeramos diversas estratégias não cientificas para tornar mais fácil fazer o cardio em jejum.

Fazer Amigos no Ginásio

Se ainda não tivermos um amigo de exercício ainda, é provável que façamos um após algumas semanas de adesão a uma rotina de treino de manhã no ginásio, pista, ou circuito de treino. Iremos familiarizar-nos com os praticantes regulares que também se exercitam a essa hora do dia. Isto irá fazer com que sintamos uma motivação adicional para irmos ao ginásio sabendo que vamos estar com os nossos amigos, o que pode fazer toda a diferença na hora de sair ou não da cama.

Ter um objectivo definido

Todos os domingos à noite podemos fazer um pequeno exercício, criar o nosso horário de treino para a semana que se avizinha. O facto de planear com antecedência o plano de exercícios matutino semanal tem muita força na realização posterior do mesmo, especialmente se a escrevermos em papel e a colocarmos de forma a estar a vista em vários momentos do dia e formos marcando como cumpridas as sessões conforme passa a semana.

Carregar músicas no leitor Mp3

A música é um excelente motivador, especialmente de manhã. Se tivermos uma lista de reprodução excelente, pode ser o suficiente para nos arrancar da cama de manhã. Diversas pesquisas demonstraram que escutar música quando nos exercitamos pode produzir pensamentos positivos e ajudar a compensar a fatiga.

Preparar na noite anterior

Para seguir regularmente e uma rotina de exercícios matutinos, ajuda bastante colocar as roupas de treino e o equipamento preparados na noite anterior. Desta forma, não vamos perder tempo a vestir e preparar para o treino. Uma possível desvantagem do exercício de manhã é que o tempo pode ser limitado, mas podemos superar esta limitação ao preparar o equipamento na véspera e não perder tempo por exemplo a procurar o par de meias correcto.

Recompensar os nossos esforços

Se cumprirmos os nossos objectivos de exercício e levantarmo-nos cedo quatro em cinco dias para fazer cardio em jejum, devemos fazer algo de bom para nós mesmos no final da semana, como uma espécie de recompensa, uma refeição livre ou mesmo uma prenda, para premiar o esforço da semana anterior e servir de motivador extra para manter o ritmo na semana seguinte.

Contar ao mundo sobre os nossos planos

Graças ao Facebook, Instagram e Twitter, podemos partilhar com todos o nosso compromisso de treino matinal, ao expormos o nosso plano on-line, a pressão intrínseca de não falhar perante o “público” será um motivador muito forte para seguirmos o planeado, uma vez que o partilhámos com o mundo e ao falharmos o mesmo iremos falhá-lo perante todos, e isso é algo que não desejamos com certeza.

No início pode ser difícil não desligar o alarme e voltar a dormir, em vez de saltar da cama para fazer exercício no ginásio ou ir dar uma caminhada de 45 minutos. Mas depois de cerca de uma semana ou duas, o corpo irá ajustar-se à programação de treino inicial e será mais fácil para nós levantar-se e sair da cama para fazer exercício, pois se exercitarmos regularmente, dormiremos melhor à noite. Quando dormimos melhor de noite, acordar para fazer exercício é muito mais fácil de fazer. Podemos também Auto recompensar-nos imediatamente após o treino, pois como nos exercitámos, merecemos um pequeno-almoço um pouco mais satisfatório, sem abusar claro para não prejudicar a forma física.

 

 

 

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