lmsuplementosestetica@gmail.com
962 876 711 / 926 669 319

Titulo

conteudo
21
Fev

Tudo sobre Colagénio Hidrolisado

Fica connosco e descobre tudo acerca do colagénio hidrolisado, para que serve, como e quando o tomar.

Hoje vamos falar acerca do colagénio hidrolisado, a sua importância e benefícios a nível de pele e cabelo mais bonitos e brilhantes, articulações mais saudáveis e massa muscular aumentada. O colagénio pode ser obtido através da dieta mas em forma de suplemento podemos tomar a dose adequada mais facilmente.

O QUE SIGNIFICA COLAGÉNIO HIDROLISADO OU PÉPTIDOS DE COLAGÉNIO?

O colagénio é um conjunto de proteínas fibrosas que são as proteínas mais abundantes no nosso corpo. É composto principalmente de três aminoácidos – prolina, hidroxiprolina e glicina, o que lhe confere propriedades funcionais únicas diferentes de todas as outras proteínas e que o torna na proteína estrutural mais importante do corpo.

No entanto, quando suplementamos com colagénio proveniente de animais, esse colagénio precisa primeiro de ser decomposto para que o possamos utilizar eficientemente. Esta versão é chamada de colagénio hidrolisado e é criada através de um processo chamado hidrólise.

Tecnicamente, todos os suplementos de colagénio são hidrolisados, mas são decompostos em diferentes graus. Quando o colagénio é completamente hidrolisado, é fácil de utilizar porque se dissolve facilmente em líquidos.

Se o colagénio não foi totalmente degradado, é parcialmente hidrolisado e comummente chamado de gelatina. Os suplementos de gelatina contêm peptídeos maiores e não se dissolvem tão facilmente em líquidos.

O colagénio hidrolisado é tecido conjuntivo, geralmente retirado de vacas, galinhas ou peixes e que é decomposto através de enzimas e água. O processo de conversão de tecido conjuntivo rico em colagénio em colagénio hidrolisado é chamado de hidrólise.

Relativamente a doses, diversos estudos apontam para um ideal de 10 gramas de colagénio hidrolisado por dia para obter os benefícios deste composto.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE COLAGÉNIO E PÉPTIDOS DE COLAGÉNIO?

Como vimos anteriormente o colagénio é uma cadeia longa de aminoácidos que constrói a nossa pele, tecido conjuntivo e ossos, mas que não pode ser absorvido através da nossa dieta e é composto principalmente de três aminoácidos – prolina, hidroxiprolina e glicina.

Os péptidos de colagénio, ou hidrolisado de colagénio, são cadeias curtas de aminoácidos derivados do colagénio. Os péptidos de colagénio são geralmente mais bio disponíveis, sendo melhor absorvidos na corrente sanguínea dado que são cadeias muito mais curtas de aminoácidos que o colagénio e a gelatina. Por serem totalmente hidrolisados ​​e, portanto, mais curtos, os péptidos de colagénio são mais facilmente divididos de uma forma que pode entrar na corrente sanguínea após a digestão. Simplificando, os péptidos de colagénio são uma forma de colagénio quebrado em moléculas mais pequenas que são mais facilmente absorvidas.

O QUE SIGNIFICA HIDROLISADO?

O termo “hidrolisado” significa decomposto pela água (hidro significa “água” e lise significa “quebra das membranas celulares”). No contexto do colagénio, refere-se a como o tecido conjuntivo rico em colagénio se decompõe em moléculas menores para melhor absorção.

Os suplementos de colagénio hidrolisado fornecem diversos benefícios ao corpo, essencialmente ao nível de:

  • Pele e cabelo: apoia a elasticidade da pele, os níveis de hidratação e promove a textura jovem, fornecendo também diversos aminoácidos e nutrientes necessários para o crescimento do cabelo;
  • Intestino: o colagénio pode ajudar a apoiar a saúde intestinal, servindo como uma excelente fonte de nutrientes para alimentar as células que revestem o interior do intestino;
  • Articulações: o colagénio pode ser utilizado para controlar a dor crónica nas articulações. A suplementação com colagénio pode ajudar a manter os níveis normais do mesmo por todo o tecido conjuntivo, fortalecendo o mesmo e evitando a degradação que leva a problemas articulares;
  • Músculos: a suplementação com colagénio hidrolisado apoia a força muscular e a composição corporal, ajudando a proteger ou ganhar massa muscular tal como outras proteínas comummente utilizadas pelos praticantes de musculação.

TIPOS DE PÉPTIDOS DE COLAGÉNIO

Existem diversos tipos de colagénio mas hoje iremos debruçar-nos sobre os mais importantes:

  1. Colagénio Tipo I

O colagénio tipo I pode ser encontrado por todo o corpo, excluindo os tecidos cartilaginosos, chegando a compor 70% da nossa pele. Ele é a chave para renovar a pele e, consequentemente, ajudar a reverter o envelhecimento. Alguns ensaios clínicos em pacientes que se suplementaram com colagénio tipo I revelaram maior hidratação e firmeza da pele, bem como redução de rugas.

Foi demonstrado que a suplementação com colagénio tipo I e III pode trazer diversos benefícios à saúde do corpo, incluindo a diminuição da perda de cabelo, a redução de rugas, o espessamento de cabelos finos e a redução de linhas finas, melhorando a circulação, apoiando a matriz das nossas estruturas ósseas e fortalecendo as unhas.

  1. Colagénio Tipo II

O colagénio tipo II é produzido apenas pelos condrócitos, o que significa que será encontrado nas cartilagens. O colagénio tipo II compõe 50-60% da proteína da cartilagem. O colagénio tipo II é proveniente de frango e é útil no suporte de articulações e cartilagens, possivelmente capaz de ajudar a apoiar a mandíbula, costas e articulações, o que inclui redução de dores nos joelhos.

  1. Colagénio Tipo III

O colagénio tipo I e tipo III surgem quase sempre são agrupados devido à semelhança entre eles em termos do que podem oferecer de benéfico ao corpo. O colagénio tipo III pode ser encontrado nas paredes das artérias e em outros órgãos ocos. Também existem tipicamente em fibrilas semelhantes (subdivisões de fibras musculares) junto com o colagénio tipo I. Ambos são ricos nos aminoácidos glicina, prolina e glutamina, essenciais a diversas funções no corpo humano.

SUPLEMENTOS DE COLAGÉNIO DA BIOTECH USA

Já ouviste falar do colagénio e ácido hialurónico, certo? A maior parte dos produtos cosméticos para combater as rugas e “pés de galinha” são feitos com estes dois ingredientes. E o melhor, é que estes não são produtos artificiais.

Estes componentes naturais, produzidos pelo corpo humano, e muito importantes para a fisiologia de tanto mulheres como homens, para combater e atrasar o surgimento das rugas e pele envelhecida. Isto porque, infelizmente à medida que envelhecemos, o nosso corpo produz menos colagénio e ácido hialurónico.

Como tal a Biotech USA oferece-te 2 produtos para que possas suprir as necessidades de ambos nutrientes, numa versão em pó e uma versão em cápsulas:

  1. Collagen 300 gr
  2. Hyaluronic & Collagen 30 cápsulas
  3. Collagen Pro 180 cápsulas

 

 

Leave a Reply